Notícia

Gestão de Pessoas

quinta, 19 de setembro de 2019
​​​​​​​1º Workshop de Recursos Humanos debate cenários e tendências

O evento foi realizado pelo Núcleo de RH da Associação Empresarial de Pato Branco, com a participação de profissionais, empresários e acadêmicos de várias áreas ligadas a gestão de pessoas, no anfiteatro da FADEP. Cenários, tendências e o que o futuro reserva para esta área vital no universo corporativo. O Núcleo de RH da Associação Empresarial de Pato Branco, coordenado por Mariana Pegoraro Rosa. Ela destacou que através da Associação Empresarial, o Núcleo pretende criar  um ambiente favorável à prospecção de negócios, e o Workshop é das ferramentas colocadas a disposição dos empresários e profissionais do setor.

Com a participação de mais de 200 pessoas, o evento foi considerado um sucesso pelos organizadores. O Núcleo de RH é composto por 18 profissionais voluntários, que se reúnem periodicamente na sede da Associação Empresarial para debater temas ligados a área.  A noite contou com a presença de profissionais para apresentar os desafios do profissional de RH e falar sobre a visão que tem para  o setor no futuro. Participaram Alessandro Moraes, CEO da empresa Softfocus, Angeli Rossi, Coordenadora de RH da Unimed Pato Branco, Celso Palagi, Coordenador de RH da Atlas Eletrodomésticos, Dulce Viola, Consultora de Recursos Humanos e Patrícia Pizzi, Gerente de Gestão de Pessoas do SICREDI – Parque das Araucárias.

 Os profissionais convidados fizeram uma abordagem dinâmica relatando que antigamente, o RH tinha uma rotina muito próxima de um departamento pessoal: cálculo de rescisão, aviso de férias, controle da folha de pagamento. Hoje com a evolução tecnológica, esses processos foram automatizados e agora o RH tem um posicionamento muito mais estratégico, ajudando na tomada de decisões. O profissional de RH tem hoje como foco principal a gestão de pessoas em sua essência, este é o principal capital das empresas e suas marcas.

 

O futuro do profissional de RH

A noite foi encerrada com a participação de Magda Freitas, Coach e terapeuta, mentora e desenvolvedora organizacional de processos organizacionais, Professora do curso de Mestrado da Universidade Tuiuti, e do curso de Pós graduação da UTFPR e da Univille. Com mais de 20 anos de experiência organizacional em empresas como Consul, Tubos Tigre, Parque da Mônica, Microsoft Informática, Shopping Estação e RPC TV, compartilhou seu vasto conhecimento com o público presente.

 O 1º Workshop promovido pelo Núcleo de RH da Associação Empresarial deixou claro que a tecnologia trouxe mudanças profundas para o segmento. Segundo Magda Freitas, tudo mudou na maneira como vivemos e nos organizamos em sociedade, impactando a vida pessoal e profissional de forma irreversível. Por estas razões exigisse um profissional cada vez mais especializado na área. “O mercado exige um profissional capaz de lidar com as novas exigências das empresas e que saiba como trabalhar com essa nova realidade”. Segundo a especialista, as organizações esperam uma nova abordagem do departamento de Recursos Humanos e os profissionais do setor devem estar preparados para isso.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa