PROGRAMA
EMPREENDER

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

Acelera Pato Branco

terça, 25 de novembro de 2025

ACEPB Lança novo projeto no "Acelera Pato Branco": Ginásio Dolivar Lavarda será revitalizado e ganhará Memorial Histórico

O projeto Acelera Pato Branco, uma iniciativa da Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), anunciou seu mais novo e emocionante desafio: a reforma e revitalização do Ginásio Dolivar Lavarda, conhecido carinhosamente como "Patão". A ideia foi lançada durante a última reunião ordinária da ACEPB e visa resgatar e modernizar um dos maiores símbolos históricos, culturais, artísticos e esportivos do município, que completará 50 anos em 2026.

Da Arquitetura à História: O Desafio do NAU

O desafio foi prontamente aceito pelo Núcleo de Arquitetos e Urbanistas (NAU) da ACEPB. Andrey da Silva, Diretor da Indústria da ACEPB, destacou a magnitude da tarefa de projetar a reestilização deste "monumento histórico". "É um desafio muito grande para o núcleo dos arquitetos e urbanistas da ACEPB, imaginar, projetar uma reestilização, uma reforma deste que é um monumento histórico de Pato Branco," afirmou Andrey, ressaltando que o ginásio "carrega muito da história cultural, artística e esportiva de Pato Branco."

O presidente da ACEPB, Ivan Orlandini, enfatizou que o ginásio se confunde com a própria história da cidade, sendo palco de shows, festivais, grandes decisões do futsal. O presidente Orlandini fez um apelo à comunidade para que contribua: "A gente tá convocando que tem fotos ou boas histórias do Ginásio Patão, que traga ao nosso núcleo dos arquitetos." A ideia é que os visitantes possam entrar em uma sala e reviver os quase 50 anos de troféus, eventos e momentos marcantes.do futsal e outros esportes. .rítmica. "Seria impossível a gente não colocar no projeto Acelera a ideia da reforma," disse Orlandini. "A história do Ginásio Dolivar Lavarda se confunde com a história de Pato Branco."

Multiuso e Memorial

A reforma buscará contemplar a troca do piso, um investimento crucial que transformará o espaço. A substituição permitirá que o ginásio, tradicionalmente a casa do futsal, se torne multiuso, comportando outras modalidades como basquete, handebol e ginástica, conforme detalhou o Secretário de Esportes de Pato Branco, Jonas Pedro Mackievicz. A principal novidade será a criação de um Memorial das Histórias.

Viabilização e Parcerias

O projeto Acelera Pato Branco, conhecido por mobilizar o desenvolvimento urbano do município, irá buscar recursos para custear o projeto arquitetônico da reforma completa. "Já temos os investidores que irão pagar esse projeto, para que a gente faça a reforma e contemple toda a reforma," garantiu Ivan Orlandini. O Secretário Jonas Pedro Mackievicz reforçou que a iniciativa é fundamental para dar a manutenção devida ao espaço, que continua em plena atividade. Ele citou que o Conselho do Esporte pode viabilizar verbas estaduais para as manutenções necessárias, como a pintura e a reforma da cantina, além da transformação em espaço multiuso.

O vice-presidente da ACEPB Alexandre de Carli destacou que o projeto Acelera "traz essa personalidade de mobilizar a cidade com o desenvolvimento" e que, com a expertise dos profissionais locais, o caminho para a viabilização de obras e recursos é encurtado.

O NAU, que já possui um histórico de sucesso com projetos como o do Colégio Militar, iniciará as estratégias de resgate e projeção, com a expectativa de envolver toda a sociedade pato-branquense neste marco de transformação histórica.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Galeria de Fotos