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Dia dos Pais
quarta, 19 de julho de 2023
Consumidores pretendem gastar em média R$ 206,00 neste Dia dos Pais
As vendas relacionadas ao Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo de agosto, trazem otimismo ao comércio varejista paranaense. Uma pesquisa preliminar contratada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) ouviu 605 consumidores e mostra que o consumidor pretende gastar R$ 206,83 na compra do presente para o Dia dos Pais.
O levantamento foi realizado pelo grupo Datacenso nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava Francisco Beltrão, Cascavel, Maringá e Londrina com consumidores da faixa etária entre 18 e 65 anos. Destes mais da metade (57%) pertence ao gênero feminino.
Comemoração
A pesquisa mostra, também, que a comemoração alusiva ao Dia dos Pais será predominantemente com um almoço ou jantar em casa. Esta é a preferência de 77% dos entrevistados. 12% pretendem comemorar em restaurante.
Presentes
Quanto à preferência na escolha do presente, no geral, a pesquisa mostra que há um equilíbrio entre aqueles consumidores que preferem surpreender os pais e aqueles que preferem o modelo tradicional, ou seja, realizar a compra com base na escolha antecipada dos pais.
Roupas, calçados e perfume/cosméticos lideram a preferência dos consumidores para presentear nessa data, com 46%, 23% e 17% respectivamente.
Estratégia assertiva para os comerciantes
A Faciap e o grupo Datacenso desenvolveram algumas estratégias que podem auxiliar o comerciante a vender mais em datas comemorativas como o Dia dos Pais. Confira!
Produtos e serviços
Oferecer qualidade, variedade e novidades em produtos. A relação custo x benefício está ligada aos benefícios que os clientes percebem na marca/produto.
Além disso, investir cada vez mais no atendimento diferenciado, pois é um dos pontos que os clientes buscam ao efetuar uma compra. Por isso a importância de investir em estratégias de comunicação e marketing para reforçar essas características e diferenciais.
Preço
O preço do produto também é um dos principais fatores que consideram na hora da compra. Neste caso, é importante desenvolver um trabalho de comunicação que mostre que produtos têm uma melhor relação custo x benefício comparado com a concorrência, ou seja, apresentar um preço justo pelo benefício que o cliente recebe (teoria da Racionalidade Econômica).
Ponto de compra
Metade costuma comprar em loja física, portanto oferecer uma boa estrutura pode ser um diferencial em relação à concorrência.
O novo momento do mercado deve gerar uma experiência única, conveniência e convivência aos clientes.
Para os comerciantes que possuem loja online, é primordial oferecer principalmente agilidade e facilidade de compra e entrega rápida.
Promoção Comunicação
É essencial investir mais em marketing digital, com ações estratégicas aplicadas nos meios digitais (internet e tecnologias móveis). As redes sociais são ferramentas suficientes para alcançar os clientes, pois são onde eles pesquisam promoções e ofertas.
O atendimento ao cliente é um dos fatores que mais chamam a atenção dos consumidores na hora da compra. Portanto, é fundamental oferecer o melhor atendimento possível a fim de atrair e manter os clientes fidelizados.
O nível da competência (conhecimento das necessidades dos clientes, habilidade na comunicação e atitude no atendimento) dos funcionários é
um fator fundamental de diferenciação e de manutenção dos clientes. Deste modo, é importante que os colaboradores possam estar conscientes dessa competência.
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