PROGRAMA
EMPREENDER

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

Empreendedorismo

segunda, 25 de junho de 2018

Pato Branco tem o primeiro Atacarejo do Sudoeste

A inauguração do Comprão, na Zona Sul de Pato Branco lança a cidade na nova tendência no setor supermercadista, o Atacarejo. O sistema é uma forma moderna de comércio que une características das duas mais conhecidas e tradicionais formas de comercialização: o atacado e o varejo.

A inauguração do Comprão permite que Pato Branco e região acesse uma das formas mais modernas do setor supermercadista atende ao consumidor. O setor é o que mais cresce no país, e permite a geração de emprego e renda. O Atacarejo Comprão gera 100 empregos diretos e mais de uma centena de empregos indiretos. O segmento movimentou o montante de R$ 353,2 bilhões em 2017, 4,3% a mais que o valor registrado em 2016 (R$ 338,7 bilhões). Desse número, R$ 187,4 milhões concentraram-se nas mãos das 20 maiores empresas do segmento – Carrefour (R$ 49,6 bilhões), GPA (R$ 48,4 bilhões, sem contabilizar os números da Via Varejo), Walmart (R$ 28,1 bilhões), Cencosud (R$ 8,5 bilhões) e Irmãos Muffato (R$ 6 bilhões) lideraram o ranking no ano passado. Os dados são da 41ª edição da pesquisa Ranking ABRAS/SuperHiper, feita pelo Departamento de Economia da Associação Brasileira de Supermercados em parceria com a Nielsen. O resultado total de faturamento apontado representa 5,4% do Produto Interno Bruto (PIB).

O atacarejo, segundo a Euromonitor Internacional, cresceu 11% no Brasil em 2017, e movimentou R$ 48,4 bilhões em vendas para o consumidor final. Já o varejo alimentar, que inclui supermercados, hipermercados, lojas especializadas em alimentos e bebidas e lojas de conveniência, cresceu 3,7%. Segundo o vice prefeito de Pato Branco, que também atua no setor de alimentos, presente na inauguração, nos últimos doze meses foram fechadas 300 lojas de supermercados no sistema tradicional, pertencentes a grandes redes do setor no Brasil, que estão migrando para o sistema atacarejo. “E uma tendência mundial, que permite redução de custos para os consumidores”, afirmou Robson. O diretor do grupo Center Vinicius Lachman, disse que sua família está feliz com a possibilidade de entregar a Pato Branco e região uma loja moderna, que espera atenda a expectativa dos consumidores.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Galeria de Fotos