PROGRAMA
EMPREENDER
PROGRAMA
EMPREENDER
CONVÊNIOS
CONVÊNIOS
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
Inovação: MEI pode emitir nota fiscal de serviço eletrônica via aplicativo no celular
terça, 31 de janeiro de 2023
Disponível para Android e iOs, o app é considerado um marco na simplificação tributária e na modernização do ambiente de negócios no país
Os microempreendedores individuais (MEI) passam a poder emitir nota fiscal eletrônica, inclusive pelo celular, por meio do aplicativo NFse Mobile, o qual já está disponível para dispositivos Android e IOS. O lançamento do serviço foi anunciado pela Receita Federal, juntamente com o Sebrae, parceiro no desenvolvimento do projeto. O app é considerado um marco na simplificação tributária no país e na modernização do ambiente de negócios brasileiro.
Dados da Receita Federal apontam que, atualmente, existem 14,7 milhões de MEIs registrados, sendo que aproximadamente 60% deles atuam no ramo de pequenos serviços no país.
O vice-presidente da Micro e Pequena Empresa da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Itamar Manso, vê a iniciativa como um grande avanço para os prestadores de serviços. “O MEI é a porta de entrada de milhões de brasileiros para o empreendedorismo, de forma legalizada, dando dignidade às pessoas e oportunidade de mudarem de vida”, afirma.
Inicialmente, apenas os MEIs residentes nos municípios que já aderiram ao Sistema Nacional da NFs-e terão acesso ao serviço digital, porém, a partir de 1º de janeiro, a nota fiscal de serviço eletrônica estará disponível para todos os MEIs do Brasil, independentemente de adesão ou não. Calcula-se que cerca de 119 cidades já fizeram adesão, sendo 16 capitais, o que representa perto de 58% da arrecadação de ISS do país. Para verificar se o seu município já fez a adesão, confira aqui.
Para o secretário especial da Receita Federal, Julio Cesar Gomes, a nota fiscal de serviço eletrônica (NFS-e) é revolucionária. “Acredito que em pouco tempo teremos a dimensão do que essa iniciativa significa e dos ganhos que representa para o país, principalmente para os MEIs, que são, em sua maioria, prestadores de serviço”, declarou.
A emissão da NFS-e será obrigatória nos casos em que o MEI tem o dever de emitir o documento, ou seja, para vendas para pessoas jurídicas.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Núcleos em ação
ACEPB lança Núcleo dos Food Trucks e reforça o associativismo empresarial em Pato Branco
ACEPB contribui para uma nova realidade na cadeia pública local
ACEPB mobiliza empresariado e lideranças políticas para viabilizar projeto de trabalho prisional em Pato Branco
Congreso Faciap 2025
Faciap Mulher homenageia empreendedoras do Paraná
Congreso Faciap 2025
ACEPB marca presença no Congresso FACIAP 2025 em Foz do Iguaçu
Reunião Semanal
"Acelera Pato Branco" avança e é destaque na reunião da ACEPB
ASSOCIADOS
DELTA ENSINO DIRECIONADO
RUA ASSIS BRASIL
Telefone: (46) 9904-2109
MARIA JULIA MODA CIRCULAR E ARTE
RUA CARAMURU
Telefone: (46) 9972-0023
PROVOPAR ACAO SOCIAL
RUA GOIANASES
Telefone: (46) 3225-5544
Rei do Espetinho
RUA GOVERNADOR JORGE LACERDA
Telefone: (46) 9133-4971
KFW SOLUÇÕES
RUA CLAUDINEI CELSO BUSSOLARO
Telefone: (46) 9137-1031
Galeria de Fotos
|
Data de emissão: 29/10/2025 Solicitante: Empresa em que o solicitante trabalha:
-
,
Telefone: CPF/CNPJ: |
| Serviços |
|---|