PROGRAMA
EMPREENDER

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

Núcleos em ação

terça, 07 de outubro de 2025

Violência contra a mulher cresce nas cidades do Paraná e acende alerta: evento debate papel do urbanismo na segurança feminina

Nos últimos 12 meses, o Paraná registrou mais de 30 mil casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP-PR). O crescimento desses índices nas áreas urbanas reforça a urgência de repensar o planejamento das cidades sob uma perspectiva de gênero, que vá além da infraestrutura e contemple a proteção e o bem-estar das mulheres nos espaços públicos. É com essa proposta que será realizado o evento "A Influência do Urbanismo na Segurança da Mulher", nesta quarta-feira, 8 de outubro, às 19h30, no Auditório da ACEPB, em Pato Branco. A atividade integra a programação da ACEPB (Associação Empresarial de Pato Branco) e do NAU (Núcleo de Arquitetos e Urbanistas), promovendo reflexões sobre como o desenho urbano pode ajudar no combate à violência de gênero.

A mesa de palestrantes contará com duas especialistas: a arquiteta e urbanista Constança Camargo e a delegada Keila Mafioletti, que trarão olhares complementares – técnico e jurídico – sobre o impacto das decisões urbanísticas na segurança cotidiana das mulheres. O ingresso para o evento custa R$ 20,00, valor que será revertido à Delegacia da Mulher, fortalecendo diretamente as ações de enfrentamento à violência na cidade. O encontro é aberto à população em geral, e as inscrições podem ser feitas pelo link disponível na bio da ACEPB no Instagram. O evento é uma realização da ACEPB e do NAU, com apoio do CAU/PR (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná), e conta com o patrocínio de empresas e grupos locais, como Center Sudoeste, Grupo Patoeste, DoisGV e outros. A segurança das mulheres começa nas ruas, praças e transportes. Discutir urbanismo sob essa ótica é dar um passo concreto rumo a cidades mais justas e humanas para todos.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Galeria de Fotos