PROGRAMA
EMPREENDER
                                
                                    PROGRAMA
EMPREENDER
                                
CONVÊNIOS
CONVÊNIOS
                                    SERVIÇOS 
E SOLUÇÕES
                                
                                    SERVIÇOS 
E SOLUÇÕES
                                
Saúde
segunda, 31 de julho de 2017
Semana Nacional de Aleitamento materno
                                Na semana do aleitamento materno, um estudo traz uma realidade vivida por várias mulheres durante a gestação. Boa parcela das grávidas entrevistadas afirmou não ter sido examinada e também não ter recebido nenhum pedido de exame para as mamas. Para a Sociedade Brasileira de Mastologia – SBM esses dados representam uma grande preocupação que merece a atenção das autoridades.
De acordo com o mastologista Dr. Anastasio Berrettini Jr., membro da SBM e autor do estudo, a pesquisa foi realizada em pacientes de 18 cidades da Região Bragantina, a 40 quilômetros de São Paulo, dentro da maternidade com gestantes e mulheres que acabaram de ganhar o bebê. “Além da maioria não ter a mama examinada, apenas 20% receberam orientações sobre a higiene das mamas, o que poderia diminuir as taxas de mastite (inflamação das mamas) durante a amamentação”, afirma o médico. Segundo ele, o levantamento foi concentrado no Hospital Universitário São Francisco, em Bragança Paulista. “Foram avaliadas 255 pacientes, 92% delas provenientes do SUS e 8% de consultórios particulares”, explica Berrettini, acrescentando que o exame físico adequado das mamas deve compreender: a retirada da blusa, examinar a paciente deitada, palpar as mamas e palpar as axilas.
O Mastologista diz que o estudo também se ateve a esse detalhe. Das que foram examinadas, 85% tiraram as blusas, 81% deitaram na maca e 69% e 95% tiveram as axilas e as mamas, respectivamente examinadas. No entanto, outro ponto do estudo chamou a atenção do mastologista. Apenas 37, das 255 entrevistadas, receberam orientações sobre aleitamento, algo primordial para as mães. “Vale ressaltar que não são apenas os recém-nascidos que se beneficiam da amamentação. Ela também é fundamental para a saúde das mães e auxilia na diminuição da chance de aparecimento do câncer de mama”, alerta o médico lembrando a Semana Mundial de Aleitamento Materno (1 a 8 de agosto). Ele enfatiza que as mulheres que amamentam por um período maior do que seis meses têm menos chances de desenvolver a doença devido à substituição de tecido glandular por gordura nas mamas. Além disso, em caso de desenvolvimento de câncer de mama, a amamentação protege contra os tipos mais agressivos do tumor. “A amamentação é uma proteção natural para a mulher”, alerta o médico. Berretini aponta ainda outros cuidados que se deve ter durante o período de aleitamento para preservar a saúde mamária, como evitar tudo que possa sensibilizar a região, ou seja, o uso de cremes e pomadas nas mamas – que, por hidratar a pele, as deixa mais sensível às fissuras durante a amamentação. ”Expor as mamas ao sol e ajudar o bebê a mamar da maneira adequada também previnem machucados e a mastite”, indica. Por fim, o mastologista afirma que a realização das consultas é o único contato da mulher com o serviço de saúde, momento no qual se devem promover as orientações e cuidados. “Recomendamos o exame clínico das mamas ao menos uma vez por trimestre. A amamentação ofusca o diagnóstico precoce do câncer de mama, portanto o exame delas no período da gravidez é de extrema importância”, conclui.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Invista no seu conhecimento
Formação em Comunicação estimula líderes a inspirar com autenticidade
ACEPB contribui para uma nova realidade na cadeia pública local
ACEPB mobiliza empresariado e lideranças políticas para viabilizar projeto de trabalho prisional em Pato Branco
Núcleos em ação
ACEPB lança Núcleo dos Food Trucks e reforça o associativismo empresarial em Pato Branco
Congreso Faciap 2025
Faciap Mulher homenageia empreendedoras do Paraná
Congreso Faciap 2025
ACEPB marca presença no Congresso FACIAP 2025 em Foz do Iguaçu
ASSOCIADOS
HAUSS ESFIHARIA PB
RUA SÍLVIO VIDAL
                        
Telefone: (46) 2604-0406
                    
SGARBOSSA PRESTACAO DE SERVICOS
RUA ITABIRA
                        
Telefone: (46) 3224-1098
                    
ERLON CENI DE OLIVEIRA & ADVOGADOS ASSOCIADOS
R DR SILVIO VIDAL
                        
Telefone: (46) 3025-5654
                    
ESPACO GIRASSOL
RUA IBIPORA - ATE 349/350
                        
Telefone: (46) 9110-5788
                    
SEMPRE BELLA
R PEDRO RAMIRES DE MELLO 
                        
Telefone: 
                    
Galeria de Fotos
                            | 
                                         Data de emissão: 03/11/2025 Solicitante: Empresa em que o solicitante trabalha: 
                                            - 
                                            ,  
                                             
                                    Telefone: CPF/CNPJ:  | 
                                
| Serviços | 
|---|